Veja números do mercado de marketing digital no Brasil

20 Fevereiro 2019 Escrito por Marketing Digital 18374
Números do Marketing Digital no Brasil Números do Marketing Digital no Brasil Pixabay
Avalie este item
(1 Votar)

Basta entrar no Facebook para se deparar com uma publicidade de qualquer empresa. Os vídeos no YouTube são interrompidos por uma propaganda. Enfim, os usuários de internet são bombardeados por anúncios direcionados o tempo inteiro. Isso significa que o mercado de marketing digital no Brasil já está disseminado, certo? Em partes.

 

Muitas pequenas e médias empresas nem chegam a criar perfis nas redes sociais. Isso sem falar que algumas empresas ainda resistem ao mundo online e preferem apostar no marketing tradicional.

 

Investimento em marketing digital no Brasil e no mundo

 

Se compararmos os investimentos em marketing digital no Brasil com os realizados em outros países, podemos concluir que ainda estamos muito atrás. Para se ter uma ideia, de acordo com pesquisa da consultoria Bain & Company, 20% (8 bilhões de reais) do investimento em publicidade das empresas brasileiras foi direcionado para os canais online. No Reino Unido, essa proporção é de 51%.

 

Mas a situação já foi pior. Em 2012, as empresas brasileiras desembolsaram 4 bilhões de reais em mídia online, o que correspondia, à época, 12% do total de investimento em marketing. A consultoria Bain & Company ainda projeta que, em 2020, a verba em marketing digital no Brasil chegue a 16 bilhões de reais, o que representará quase 30% do total do investimento em publicidade.

 

Por que o marketing digital no Brasil ainda engatinha?

 

Um dos motivos para o baixo investimento nesse setor está na baixa penetração da internet na população brasileira. Segundo dados do IBGE, o número de brasileiros com acesso à internet é de aproximadamente 102 milhões. Isso significa um pouco mais de 50% da população.

 

Nisso, muitas empresas locais não enxergam necessidade de investir em mídias online para impactar seu público-alvo. Afinal, muitos clientes nem têm acesso à internet.

 

Outra justificativa para o baixo investimento é que o marketing digital exige profissionais qualificados para analisar um monte de dados e entender a mecânica dos diversos canais online. Essa demanda foge do orçamento de muitas empresas nacionais.

 

Qual setor mais investe em marketing digital no Brasil?

 

A Bain & Company identificou, ainda, que o mercado de marketing digital no Brasil tem muitos aspectos semelhantes ao dos Estados Unidos. Isso fica evidente quando analisamos os setores que mais investem em mídia online nos dois países.

 

O varejo é o que mais se destaca nesse aspecto, com um investimento anual de 8,5 bilhões de reais nos dois países. Na sequência aparecem serviços (4,9 bilhões de reais) e higiene pessoal / beleza (4 bilhões de reais).

 

Vantagens em investir em marketing digital?

 

Embora a penetração da internet no Brasil ainda não seja expressiva, estamos falando de milhões de pessoas conectadas. Ao investir em marketing digital, você consegue colocar sua marca, produtos e serviços em evidência para um público muito grande. Isso sem falar da possibilidade de segmentar seus anúncios de modo que ele atinja exatamente o seu público-alvo, o que é quase inviável numa propaganda offline.

 

Além da visibilidade, outra vantagem está nos custos. Com poucos reais, você consegue impulsionar um post no Facebook para atingir dezenas de milhares de pessoas. Por outro lado, anunciar sua marca na TV por apenas 30 segundos custa dezenas (ou centenas!) de milhares de reais.

 

Por fim, o marketing digital torna a comunicação uma via de duas mãos. Ou seja, você tem uma resposta imediata da reação do público em relação ao seu anúncio. É possível medir cada ação dentro das mídias online e, assim, saber exatamente aquela que traz mais retorno para os seus negócios.

 

Conte com uma ferramenta de automação de marketing

 

Quer aproveitar todas as vantagens do marketing digital? Então, você precisa trabalhar em diversas frentes: criar conteúdo para as redes sociais, captar leads qualificados, disparar campanhas de e-mail marketing e por aí vai. Haja tempo para fazer todas essas ações, né!

Para otimizar seu trabalho, o ideal é que você conte com uma ferramenta de automação de marketing. O Interativo Conecta chega ao mercado como uma plataforma inovadora de automação de marketing do Brasil. Que tal aproveitar todos os recursos dela e melhorar muito mais sua visibilidade na internet?

 

 

 

 

Conheça nosso Plano de Marketing Digital que vai ajudar sua empresa a se destacar na internet

 

Conheça as Plataformas de Geração de Renda fáceis de usar em Home Office

 

Entre para postar comentários

Quer ter um site otimizado investindo pouco?